domingo, 5 de junho de 2022

Conhecimento Científico e Conhecimento Vulgar


Conhecimento Científico

Tem como objetivo formular leis e teorias que possam explicar e descrever fenómenos, além de criar previsões mediante as quais deveremos agir eficazmente.

Ao contrário do senso comum, o conhecimento científico é caracterizado por ser sistemático, rigoroso, metódico e objetivo.

É um conhecimento experimental, antidogmático, crítico e reversível, nunca assumindo algo como definitivamente absoluto, por muito seguro que possa parecer, já que o que hoje nos parece verdade pode futuramente, depois de ser criticamente escrutinado, revelar-se uma ilusão. Um exemplo disto foi a transição do modelo geocêntrico do Universo para o modelo heliocêntrico.

Uma vez que assenta na experimentação e/ou em meios formais de prova, bem como na revisão dos seus resultados, as suas respostas e conclusões são maioritariamente confiáveis e ultrapassam a superficialidade das aparências.

A linguagem técnica utilizada tem a vantagem de evitar ambiguidades, embora torne os seus enunciados menos acessíveis.

Conhecimento Vulgar (ou Senso Comum)

O conceito de conhecimento vulgar refere-se às ideias e noções que são adquiridas a partir da experiência das pessoas e que geralmente são transmitidas de geração em geração. São conhecimentos que são aceites como verdadeiros, sem a necessidade de verificação e que são usados ​​para resolver problemas da vida quotidiana.

Não procura explicar a realidade, mas enquadrá-la num todo social corrente e estável. É por isso, superficial, acrítico e subjetivo, mas, ainda assim, fundamental para que, por exemplo, possamos atravessar a rua sem sermos atropelados. É formulado numa linguagem corrente, originando algumas ambiguidades. O conhecimento vulgar opõe-se ao conhecimento científico, que é o obtido através da reflexão, raciocínio lógico, análise e verificação metódica, contrariamente ao conhecimento vulgar.


Relação entre conhecimento vulgar e conhecimento científico

Dado o facto de o conhecimento vulgar se basear em pressupostos que faltam ao científico, há uma relação de rutura entre os dois.

Ainda assim, há alguma complementaridade entre as duas formas de conhecimento, por serem ambas indispensáveis ao ser humano.

Além disso, muito do conhecimento que hoje pertence ao senso comum, pertenceu outrora ao conhecimento científico (por exemplo: o movimento de translação da Terra em volta do Sol…)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conhecimento Científico e Conhecimento Vulgar

Conhecimento Científico Tem como objetivo formular leis e teorias que possam explicar e descrever fenómenos, além de criar previsões mediant...